Super-Damasino em “Cuidado: cão feroz!”

Em uma voltinha à noite pelo bairro, Sansão encontra-se com seu amigo Lex…
No bate-papo entre cachorros, Hot-Dog (nome herdado porque o cachorro tem a fama de levar o jornal ao seu dono sempre com uma notícia quente) chega para completar a rodinha e traz a informação de que Nhac, o rottweiler guardião do supermercado, matou o próprio dono durante um assalto ao estabelecimento.
Quem é o culpado? Nhac ou os assaltantes? Que mundo cão! Chame o Super-Damasino!
Enquanto isso, Data Vênia apresenta um desafio real…
Vivaldo, inconformado com o tédio do Rei, que, apesar de possuir muita grana, vivia mal-humorado, fez um desafio para deixá-lo alegre: “Se o senhor me der dois barris de ouro e prata, eu faço o meu burro Jeremias falar!”. Qual será o desfecho desse desafio?

A edição abaixo está disponível no formato Adobe PDF. Para visualizá-la, é necessário ter o programa Adobe Acrobat Reader. Clique aqui para o download do programa.

Clique aqui e confira a nova aventura de Super-Damasino em Cuidado: cão feroz!.
   

Super-Damasino em “Tiros na noite”

Data Vênia recebe a visita da irmã, Concessa. O motivo, porém, não é dos melhores: uma amiga de infância dos dois, a Chiquinha, foi assassinada pelo próprio pai.
O pobre homem pensou que os barulhos em sua porta provinham de mais uma tentativa de furto à sua casa, quando, na verdade, era a filha querendo fazer uma visita surpresa.
O pai abateu o suposto gatuno com vários tiros no peito… e só depois viu que era Chiquinha!
Concessa, com seu faro jornalístico, não perde a oportunidade de apurar o ocorrido e saber se se trata de um crime culposo ou doloso.
Para solucionar o caso, só chamando o Super-Damasino!
Enquanto isso, na penitenciária…
Dois detentos conversam sobre como diminuir a pena de um deles, por meio da “compra de crime”. Qual será o desfecho dessa “negociação”?

Clique aqui e confira a nova aventura de Super-Damasino em Tiros na noite.

   

Super-Damasino em “O ladrão trapalhão”


Dessa vez, um ladrão muito atrapalhado, chamado Robaldo, desafia a argúcia do nosso herói dos quadrinhos. Por causa de sua falta de atenção durante assaltos e furtos, já se colocou em muitas situações delicadas. Um dia, foi pego pela polícia fazendo churrasco na casa que furtava e, em outra ocasião, foi preso após ter sido encontrado dentro da caixa d’água da loja que acabara de furtar. Sua última prisão, no entanto, aconteceu porque não conseguiu controlar seu sono e dormiu dentro do carro que havia arrombado.
O que será que o Super-Damasino tem a dizer sobre o caso? Será que ele vai conseguir solucioná-lo?
E, na segunda história, Data Vênia se lembra de nosso herói quando lê a notícia do homem que se casou com uma cachorra porque acreditava que somente assim seria curado de uma maldição adquirida quando apedrejou 2 cães, há 15 anos. Confira o que o Super-Damasino pensa sobre isso.


Clique aqui e confira a nova aventura de Super-Damasino em O ladrão trapalhão.
   

Super-Damasino em “Um corpo que cai”


Mais uma vez, Super-Damasino tem um caso complicadíssimo para resolver. Tudo isso porque Ronaldinho planejou a morte de sua mãe, D.ª Rosana, e acabou sendo vítima da própria armação.
Além de colocar munição na arma de seu pai, Sr. Ednaldo, para que ele acertasse D.ª Rosana, Ronaldinho também planejou suicídio, mas, ao se jogar do alto do edifício, passou pela janela do apartamento onde morava justamente no momento em que a arma foi disparada por Ednaldo, que não acertou D.ª Rosana, como planejado, mas sim o garoto.
Se Ronaldinho não tivesse sido baleado durante a queda, ele provavelmente não morreria, pois havia uma rede de proteção no local. A morte de Ronaldinho pode ser considerada um homicídio? Somente o Super-Damasino pode ter a solução para isso.
E, além de resolver um caso complicado como esse, o Super-Damasino também ajuda seu amigo Data Vênia, que estava triste e deprimido por causa da inveja que sentem dele e ficou bem melhor depois de ouvir a história “A serpente e o vaga-lume”. Confira!

Clique aqui e confira a nova aventura de Super-Damasino em Um corpo que cai.

   

Super-Damasino em “É doce morrer no lar”

Pobre Dona Dodô! Além de ter sido morta pela empregada em sua própria casa, as reais causas ainda não foram totalmente explicadas. Uma das hipóteses levantadas é o excesso de glicose, mas será que foi realmente crime? Embora Data Vênia tenha tentado, essa é uma dúvida que apenas o Super-Damasino pode responder.
E, solucionado esse impasse, nosso herói rumou até a África, de onde trouxe outro caso polêmico. Em uma tribo, a feiticeira Shabango foi morta por um guerreiro, mas ninguém quis depor contra ele e, por isso, a Justiça teve de arquivar o processo. Se isso ocorresse em uma aldeia indígena do Brasil, a solução seria a mesma?

Clique aqui e confira a nova aventura de Super-Damasino em É doce morrer no lar.
   

Super-Damasino em “Quem não bebe não vê o mundo girar”


Sempre disposto a solucionar os mais diferentes casos do mundo jurídico, dessa vez o Super-Damasino foi convocado para resolver um episódio pra lá de complicado. Tudo porque Franz Bierchops, que ostenta a profissão de provar diariamente cervejas, foi parado em uma blitz. Sabendo que poderia ser pego no teste de bafômetro por conta de seu trabalho, o protagonista da história não quis realizá-lo. Alegando desobediência e embriaguez, o guarda prendeu Bierchops em flagrante. Estaria o guarda certo ao prendê-lo? Será que o Super-Damasino conseguirá dar uma solução ao simpático trabalhador?
E, na segunda história desta quarta edição, o Super-Damasino é chamado para resolver o caso de Ivo Lante, amigo de Data Vênia, que foi flagrado pelo policial dirigindo sem a carteira de habilitação. Só mesmo o Super-Damasino para tirar o nosso amigo dessa, não?


Clique aqui e confira a nova aventura de Super-Damasino em Quem não bebe não vê o mundo girar.
   

Super-Damasino em “O dolo furado”


O novo ano nem bem começou e o Super-Damasino já tem história para contar. Em sua terceira aventura, o herói dos quadrinhos entra em cena para solucionar uma insólita situação ocorrida durante uma partida de futebol. No campo, um irado torcedor, usando um revólver, atirou no árbitro do jogo. Em meio a tantas hipóteses sobre o tipo de crime que o torcedor havia cometido, só mesmo o Super-Damasino para explicar o caso.
Será que ele vai conseguir?
E, na outra história da terceira edição do Super-Damasino, o personagem principal conta o caso de um homem que foi acusado de assassinar uma criança num ritual macabro. O que terá acontecido?

Clique aqui e confira o episódio O dolo furado
   

Super-Damasino em “A trombada trumbicante”

Em sua segunda aventura, o Super-Damasino precisa resolver um caso inusitado. Um aposentado foi assaltado, mas o objeto material da subtração não tinha, digamos, valor econômico. Qual terá sido esse objeto? E qual a solução do caso?
Há, também, a história de dois macacos que queriam prestar concurso público. Um deles, “macaco velho”, foi aprovado. E o outro?

Clique aqui e confira o episódio A trombada trumbicante e a
fábula dos dois macacos candidatos à carreira pública!

   

A volta do Super-Damasino

Você conhece o Super-Damasino? Ele é um super-herói que auxilia na resolução de dúvidas polêmicas relacionadas à área jurídico-penal. E agora ele está de volta! Toda segunda-feira, uma nova história espera por você.
A idéia de criar as aventuras desse personagem surgiu para tornar o estudo da área penal mais agradável para os estudantes, e, “como sempre gostei de quadrinhos, resolvi utilizar esse formato. Assim, podemos ensinar Direito Penal de maneira que o aluno nunca mais esqueça”, diz o Prof. Damásio de Jesus.


Leia agora a primeira aventura do Super-Damasino:
Edição n. 1 – O flagrante da cola colante

   
Autor
Different Themes
Escrito por Dennis Nobre

Dennis Nobre é técnico administrativo pelo CONFEA, cedido para o orgão Crea-DF, é Bacharel em Direito, Pós graduando em Direito Público, servidor do setor de Fiscalização Externa do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Distrito Federal, foi controlador de produtividade da fiscalização Profissional do Crea-DF e hoje pesquisa e escreve sobre Constitucionalidade e tem grande interesse por toda matéria de Direito Civil, Direito Público e Penal.

0 comentários